domingo, 11 de julho de 2010

Férias no México: muita história, boa comida e lindas praias.

Em Junho tiramos férias e passamos 19 dias inesquecíveis no México. Resolvemos fazer um esquema mochilão, passando por várias cidades e tentando gastar o mínimo possível. Nosso itinerário foi: Cancun, Isla Mujeres, Cozumel, Playa del Carmen, Mérida, Querétaro e Cidade do México. Nosso objetivo era equilibrar mergulhos e lugares históricos, e funcionou muito bem com as cidades escolhidas.

Os próximos posts vão falar um pouco de cada um destes lugares, dando mais detalhes dos aspectos imperdíveis de cada uma destas cidades. Mas neste post inicial, ja quero ressaltar algumas características peculiares do México, que tornam este um país fascinante, que vale a pena conhecer.

A primeira característica marcante do México é o próprio povo. Os mexicanos são tão alegres e festeiros quanto os brasileiros, super receptivos e buscam sempre ajudar e fazer o turísta se sentir em casa. Nós estávamos lá em pleno início da Copa do Mundo e pudemos ver a alegria tomar conta das ruas, as comemorações da vitorias do time Azteca e até a torcida deles pela seleção Canarinho.

Outro expressivo aspecto do país é a delíciosa culinária! Tivemos a oportunidade de experimenta-la em diferentes lugares da Península do Yacatán, das turísticas praias de Cancun e Cozumel até a histórica Merida; e também em cidades mais centrais como Querétaro e Cidade do Mexico, a cosmopolita capital nacional. As tortilhas, de milho ou trigo, estão presentes sempre, seja nos tacos, fajitas, ou enchilladas, seja apenas na entrada, na forma de totopos, acompanhados de guacamole ou das picantes salsas. Provamos também deliciosos peixes, camarões, carnes de porco e de vaca (que muitas vezes recheavam nossos taquitos) e as simples mas deliciosas quesadillhas.

Claro, como não podia deixar de ser, tomamos tequilas (arriba!), mas como nossa preferência é pela cervejinha, provamos muitas cervejas mexicanas, com direito a limãozinho na grarrafa e tudo! E, que ótima supresa, elas eram muito boas! Infelizmente nossos amigos chicanos não são adeptos das cervejas geladas. Ainda assim, ficamos fãs, principalmente da XX Amber, da Índio e da León!

Como passamos boa parte da nossa viagem no litoral da Peninsula do Yucatan, não podemos deixar de citar as paradisíacas praias do Caribe Mexicano. As praias são realmente lindas, de areais brancas e águas azuis. E para quem gosta de mergulhar, como nós, este é o lugar! Quer mergulhar em um mar com visibilidade de mais de 30 metros? Vá para Cozumel!

Finalmente, um aspecto que permeou nossa viagem nestes vários lugares que vistamos foi a história! Pudemos conhecer desde as ruínas dos antepassados mexicanos, os povos Maias e Aztecas, até cidades como Villadolid, Mérida e Querétaro, fortemente marcadas pela colonização espanhola, com belas construções inspiradas na Europa do século XVII. É uma história riquíssima, que em muitos destes lugares ainda esta preservada e nos faz viajar por milhares de anos de uma cultura única!

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Seul em imagens

Para quem aproveitou os posts sobre Seul, aqui vão algumas imagens da cidade para que possam preparar um passeio legal pela cidade e matam um pouco da curiosidade de como é a cidade e seus diversos pontos turísticos.

Como uma imagem vale mais do que mil palavras, aproveitem um pouco de Seul!

Certeza de bons momentos no meio de tanta história. Não deixe de conhecer mais sobre Seul.

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Palácio Gyeeongbokgung em Seul, Coréia do Sul

Ponto certo para gastar uma tarde inteira em Seul, o palácio Gyeeongbokgung merece uma visita!

Toda a imponência das construções antigas do império que mantém a história do povo. Muralhas que escondem belos palácios e construções conservadas.

Uma deliciosa tarde de fotos andando pelo palácio que começou bem na troca da guarda, uma apresentação onde encenam a troca dos guardas que era realizado, assim como a troca da guarde de Londres.

Confiram!

quinta-feira, 18 de março de 2010

Cheonggyecheon, um exemplo para outros

Durante o ano passado vimos uma série de reportagens no SPTV sobre os rios de São Paulo que nos deixam tristes e desesperançosos. Mas durante uma visita à Seul pude ver que há esperanças! Basta um pouco de boa vontade e trabalho de toda a população.

Hoje em dia o rio é um lugar maravilhoso, onde podemos passear pelas margens do rio, aproveitar diversos pontos turísticos no percurso, museus e algumas apresentações.

Durante o dia, muita gente anda pela beira do rio para passear. Mas é a noite, que com uma iluminação especial de natal que o rio toma um charme todo especial e podemos ver famílias inteiras andando em suas margens.

Em seguida algumas fotos do rio para que sirva de inspiração para nós e principalmente aos nossos governantes.

Um ótimo passeio! Não deixe de conhecer mais de Seul.

terça-feira, 2 de março de 2010

Capital do design no outro lado do mundo

Durante o mês de dezembro tive a oportunidade de conhecer Seul, capital da Coreia do Sul. Início do inverno, mas nem por isso deixei de passar frio! Muito frio!

É incrível como a cidade é organizada, limpa e dinâmica. Muitas coisas acontecem ao mesmo tempo e pude conhecer apenas alguns pontos turísticos. Parti de São Paulo em um voo da Emirates no sábado as 0:30, com previsão de chegada para as 16:30 de domingo em Seul. No meio do caminho apenas uma escala em Dubai (um tanto quanto entediante, porque para conseguir visto para sair do aeroporto precisava ter reserva em hotel, o que não era o caso).

Chegando à Seul, procurei por uma casa de câmbio para trocar o dinheiro no aeroporto mesmo e fui a procura de um ônibus para Doksan, onde eu ficaria hospedado. Comunicação um pouco complicada, mas no aeroporto ainda conseguimos muita gente falando um pouco de Inglês. Após uma hora de estrada, chego ao hotel e ao pitoresco bairro de Doksan.

Engraçado as grandes avenidas cercando grandes quarteirões que abrigam no seu interior vilarejos muito interessantes. Ruelas sem calçada e diversas lojas e restaurantes com muito, mas muito luminoso (um choque para quem já se acostumou com a nova realidade de São Paulo, depois da lei da Cidade Limpa).

A maior dificuldade é sem dúvida a comunicação, fora dos grandes hotéis ou pontos turísticos, é muito difícil encontrar alguém que fale inglês. Mas no geral eles tem muita boa vontade para tentar ajudar, tentando explicar como os pratos são feitos (em coreano, claro rsrs), ensinando como comer ou pedir algo. Diversão garantida!

Alguns pontos turísticos que visitei foram:
- Rio Cheonggyecheon
- Palácio Gyeeongbokgung
- Seoul Tower
- City hall
- Mercado de Namdaemun
- Mercado de Yongsan

No Rio Cheonggyecheon vemos a capacidade da população reerguer um ponto que foi destruído e fazer algo incrível para a sociedade. Hoje um rio límpido e com caminho para andar por todo seu trecho, já foi no passado um rio poluído e uma pista... É, tamparam o rio e construíram ruas sobre ele! Mas para revitalizar a região e voltar às origens, arrancaram tudo o que foi construído e colocaram o rio no seu lugar. Em alguns trechos dá para atravessar de um lado para o outro em pontes ou sobre pedras. Há também um local com apresentação de show com água e lasers, visitação imperdível. Pena que não consegui ir em uma apresentação, acho que não apresentaram na noite porque os canos congelaram kkk.

Próxima a prefeitura da cidade, encontramos o imenso palácio Gyeeongbokgung, com diversas construções da época do império super bem conservados que manteem vivas as memórias da população. Um lugar maravilhoso e muito bom para gastar uma tarde inteira andando entre as muralhas.

No centro da cidade existe uma reserva com uma torre bem no alto, a Seoul Tower, que possui um restaurante e um mirante à 479 metros acima do nível do mar. Um lugar romântico, com algum significado para os coreanos que trancam seus cadeados de amor lá. Mas vale a pena ir sozinho para aproveitar a vista da cidade a noite e as construções lá no alto que são muito bacanas. Existem algumas opções para chegar até lá, eu fui de metrô até a estação Hoehyeon, e caminhei até o teleférico para subir na torre. Outra opção é subir pelas escadas até a torre, mas indico para quem tiver mais tempo para aproveitar a subida também.

O mercado de Yongsan é o centro da muamba dos coreanos, lá encontra de tudo quanto há de equipamento eletrônico. Comparado aos preços tupiniquins, uma boa oportunidade para quem quiser gastar alguns Wons ;-)

Outro passeio legal foi a caminhada pelo centro, passando pelo mercado de Namdaemun e o City Hall. O mercado é um grande mercadão de quinquilharias, dá para encontrar de tudo nas ruas de Namdaemun. Bem próximo ao bairro de Namdaemun, dei uma passadinha pela City Hall, que apesar de estar em reforma para a Capital mundial do design, tinha um mosaico muito bacana.

Fora os grandes bairros do centro, andar pelas ruelas de Doksan e Cheolsan!
Incrível como essas ruelas podem ser fantásticas.

Uma dica interessante para quem for exclusivamente à turismo, é ir direto à um dos diversos postos de informações turísticas que existem no centro e pegar um guia chamado "Walking Tour of Seoul". Diversas opções bacanas para fazer um turismo a pé pela cidade.

Na volta, acabei batendo uma foto acidental do maior prédio do mundo construído em Dubai :-D

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Reveillon em Florianópolis

Florianópolis é famosa por suas belezas e certamente está na lista de muitos como destino para passar o festa de fim de ano! Além de muita praia, no fim de ano, o que não faltam são baladas de reveillon. Agitação garantida para todos!

Floripa já foi destino de viagem diversas vezes, seja para passar o verão com amigos, para visitar amigos que moraram por lá, com parentes e também para comemorar a virada de ano! Sempre ficamos no sul da ilha, na praia do Campeche. Uma praia tranquila e não muito distante do centro. Mas lembre que a ilha é grande, acabamos andando muito entre as praias...

Na praia do Campeche, conhecemos duas opções para hospedagem. Uma é o Camping dos Açores e a outra é uma Pousada (tel. 48-3237408). O camping é muito bem estruturado, diversos banheiros, piscina, campo de futebol, cozinha coletiva, áreas para churrasco e um gramado muito bom para armar as barracas (só reserve com bastante antescedencia, o lugar é bem procurado). Já a pousada oferece o necessário para dormir, quartos com banheiro e cozinha.

Para comer, não deixe de provar uma sequência de camarão, que é a grosso modo um rodízio programado de camarão :-). Agora se quer comer camarão, mas comer muito, mas muito mesmo!!! não deixe de conhecer o Restaurante Bocas! Existem duas lojas, uma no continente e outra na ilha mesmo, na praia dos Ingleses. Procuramos em todas as viagens por um camarão melhor e até hoje não encontramos. É muito bom o camarão, além de ser cobrado um preço justo por uma porção beeeem generosa.

Praias, tem para todo gosto, mas algumas que deveriam ser visitadas: Costão do Santinho, com seu parque arqueológico; Praia Mole; Joaquinas, com suas dunas para prática de sandboard; Jurerê Internacional, com suas belas mansões; Pantano do Sul, com sua simplicidade; Praia do Forte, com suas construções antigas; e a Lagoa da Conceição, com seus caiaques para passeio. Existem dois passeios de barco bem interessantes na ilha. Um deles é um passeio noturno, que com as iluminações de fim de ano, ganha um charme especial. Outra opção é um passeio pelos fortes que protegiam a ilha antigamente, uma boa opção para ver construções antigas e escutar um pouco de história.

A vida noturna agrada a todos os gostos. Tem das baladas mais caras e famosas, barzinhos de rock e botecos. O centrinho da Lagoa é onde o ficam a maioria dos bares e baladas. Gosto de dar uma voltinha por lá a noite. Para a festa de fim de ano, uma volta pela região da lagoa vai lhe dar várias opções para passar a virada. Seja na beira da praia ou nas festas super badaladas.

Floripa é realmente muito bela, mas sendo uma ilha, no fim de ano fica lotada e o trânsito se torna o grande vilão. Uma dica é fugir um pouco dos horários óbvios, ir para a praia mais cedo e sair mais cedo é uma boa opção. Outra é alugar uma moto por lá ;-) (para quem já não foi com a sua). No mais é curtir o lugar! Boa viagem!

Confiram outras opções para passar sua virada de ano!

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Reveillon em Ilha Grande - Rio de Janeiro

Vendo o ano acabar, uma das perguntas que não se calam é "Onde passar o Reveillon???" Ilha Grande é um lugar fantástico, por não ter acesso de carro, a simplicidade e a natureza da ilha são muito preservadas. Uma festa de ano novo bem praiana! Pessoal na rua, curtindo a musica tocando no palco da praça, bares vendendo bebidas e algumas opções de restaurante para fazer a ceia de ano novo. Ótima opção para um fim de ano praiano...

Chegando por Angra dos Reis, existem diversos estacionamentos que cobram diária (as vezes fecham pacotes para um período maior, mas a média é de R$20,00 a diária [Dezembro de 2008]) para que você possa deixar seu veículo guardado e pegar o barco para a ilha.

Para quem for de ônibus, da rodoviária até o cais onde parte a balsa, é uma caminhada boa. Vale a pena pegar um táxi ou ônibus local e chegar mais tranquilo no cais. Já para aqueles que vão de carro, uma dica importante é tentar reservar seu estacionamento com antecedência (confira o contato no final do post). Como não fizemos isso, acabamos passando um sufoco para conseguir vaga. Mas logo em frente ao cais fica o Estacionamento Dois Irmãos, que possui diversos pátios espalhados pela cidade e conseguimos uma vaguinha com eles. Você deixa o carro no estacionamento e eles te levam de volta para o cais.

O meio de transporte oficial para a ilha é por uma balsa da CONERJ que possui apenas duas partidas, uma logo pela manhã (9:00) e outra logo após o almoço (13:30). A balsa vai apenas para a Vila do Abraão, que é o "centro da ilha". No entanto, você encontra várias opções de escunas que partem de Angra para a ilha em diversos horários e para várias outras praias. Só vale a pena dar uma olhada na escuna antes de encarar os quase 60 minutos navegando ;-)

Para ficar na ilha existem diversas opções, o ponto mais procurado é a Vila do Abraão, apelidado de centrinho da ilha. Lá podemos encontrar diversas opções de pousadas e campings (no final do post confiram alguns contatos). A festa da virada fica por conta dos shows na praça da Vila do Abraão e uma queima de fogos incrementada pelos transatlânticos que ancoram na região e pela galera que improvisa com seus próprios rojões.