Para chegar até a Laje de Santos, precisamos navegar por quase uma uma hora e meia em mar normalmente agitado. Por isso, a escolha de uma boa embarcação é fundamental! Pegamos algumas indicações com conhecidos e fechamos o mergulho com o pessoal da Nautilus. Eles possuem uma lancha boa para a viagem, larga, que ajuda a diminuir um pouco o balanço do mar. Lembrando apenas que a escolha da lancha ajuda, mas não resolve seus problemas de enjoo. Nada como um bom Mecrin na noite anterior e outro no café da manhã para ajudar mais.
Partimos da marina por volta das 8:00 e no meio do caminho tivemos o prazer de encontrar com diversos golfinhos, que não perderam a oportunidade de brincar com nosso barco. Muito bom ver esses animais fantásticos!
Ao chegar na laje, estávamos todos loucos para cair no mar. Confesso que no meu caso era mais para passar o enjoo. :-) A laje é basicamente uma montanha no meio do mar, com algumas formações rochosas em seus arredores. Os mergulhos são por volta dos 18 metros e chegam a profundidades maiores (35 metros) para os mais experientes.
A água estava bem agitada e turva, prejudicou um pouco o mergulho. Acredito que por conta da água também, não vimos tanta vida marítima quanto as pessoas comentam da Laje.
Mas vimos alguns peixes e destaques para uma raia prego, uma lagosta e uma garoupa enorme. Poucos cardumes, alguns peixes maiores, mas nada de especial.
E para nossa tristesa, as tão esperadas Raias Mantas não marcaram presença na Laje nesse inverno. :-( Quem sabe ano que vem...
Portanto fica ai uma dica, se seu objetivo for ver as raias mantas, entre em contato com as operadoras antes de ir. Porque esse ano infelizmente elas não nos deram esse prazer.
Para fechar o passeio demos uma volta na Laje para que um casal de estudantes da UNESP, que estavam em nossa embarcação, pudessem registrar o outro lado da Laje para o trabalho deles. Foi legal poder conhecer toda a Laje, pois do lado de mar aberto normalmente não tem mergulho, por conta das águas agitadas.
Na volta aproveitamos para dormir um pouco para passar o enjoo e nem percebemos o balanço do barco. Para fechar, foi bom para conferir todos os comentários, mas confesso que nossas expectativas eram muito maiores.
Quem sabe ano que vem conseguimos ver as Raias Mantas.
Leia mais sobre mergulho aqui no Relaxe Viajando ou então uma boa praia
Nenhum comentário:
Postar um comentário