terça-feira, 28 de julho de 2009

Brasília verde e amarela

Brasília, a capital do Brasil, foi planejada e construída a partir do sonho de um presidente, e hoje podemos ver diversas construções modernas de Oscar Niemeyer em um verdadeiro museu da arquitetura ao céu aberto.

Este é sem dúvida um lugar que não se pode perder, pela sua presença na história moderna do Brasil. A cidade é muito bonita e as construções de Niemeyer são realmente fabulosas.

Em uma viagem que fizemos para a Chapada dos Veadeiros, aproveitamos para ficar uma noite em Brasília e conhecer a famosa capital, que apesar de estar no centro do país, muita gente não conhece, pela dificuldade de chegar até lá.

Mas já que estávamos na região central do país, aproveitamos para conhecer o básico de Brasília e podemos dizer que valeu a pena!

Como ficamos apenas uma noite na cidade, aproveitamos para conhecer um dos botecos da cidade, o Bar Brasília. Uma boa opção, com chope gostoso e ótimos petiscos, que podem ser saboreados próximo às ruas e praças bem arborizadas.

Caindo a noite, fomos de taxi até um hotel simples que encontramos na ala dos hotéis (bom de cidade planejada é que existem zonas bem definidas dentro do plano piloto, como a zona hoteleira).

Pela nossa curta estadia, acabamos nos propondo a fazer o básico e conhecer a cidade em apenas um dia. Como já tínhamos andado de taxi pelas asas, na noite anterior, acordamos cedinho e fomos andar pelo eixo monumental. No eixo estão algumas das mais famosas construções da cidade. Fomos até a Torre de TV (que aos domingos abre as 8:00), onde existe um mirante para observação de todo o plano base da cidade. Do alto de seus 75 metros pudemos ver todo o plano piloto (eixo e asas).

Descendo do mirante, caminhamos até a praça dos três poderes, apreciando o transito "certinho" da cidade e parando nas famosas construções, como a Catedral Metropolitana de Brasília, a Esplanada dos Ministérios, o Palácio do Itamaraty, o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto, o Superior Tribunal Federal e os diversos monumentos da praça dos três poderes. Realmente algo incrível de ver!



A melhor parte da visita foi esbarras em alguns moradores que vivem lá desde o início da construção de Brasília. Tivemos o prazer de ouvir boas e engraçadas histórias de um senhor que, agora é segurança do congresso, mas que está em Brasília desde o seu início. Como ele mesmo disse, "conheci isso tudo como um grande canteiro, vi estrangeiros boquiabertos com a beleza e hoje vejo boa parte abandonada, o que é uma pena".

Finalmente, uma dica importante: aproveite para visitar o Congresso Nacional, e fazer o tour no interior do congresso. Mas apesar do calor que faz na cidade, vá com uma calça! Eu fui barrado na porta por estar de bermuda!

E fica aqui nossa sugestão de final de semana no Distrito Federal! E se estiver com um tempinho sobrando, vale a pena conhecer melhor o restante da cidade.

Leia mais...

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Vale da Lua, um outro mundo na Chapada dos Veadeiros

Nos últimos dias temos ouvido muito sobre a Lua, isso por conta do 40º aniversário de quando o homem pisou na lua pela primeira vez. Inspirados por essa temática tão bela, lembramos de um local muito especial que conhecemos na Chapada dos Veadeiros. Não por acaso essas formações rochosas com cachoeiras ficaram conhecidas como Vale da Lua, e proporciona uma paisagem completamente diferente do que vimos no restante da Chapada. Uma paisagem que, em nossa imaginação, é parecida com o que seria passear na Lua.

Partindo de Alto Paraíso de Goiás, o Vale da Lua fica relativamente próximo e encontramos diversas empresas de turismo que fazem esse passeio com os turistas. Para quem estiver de carro, algumas dicas com o pessoal da cidade basta para chegar com tranquilidade no local.

Assim como algumas outras atrações da Chapada, o Vale da Lua está localizado fora da área de proteção do Parque Nacional. Por isso conseguimos chegar com o carro bem próximo do rio, onde encontramos uma barraquinha do pessoal da fazenda vendendo alguns petiscos e cobrando uma "taxa de manutenção" para a visitação.

A trilha para chegar até o início das formações rochosas é muito tranquila e, chegando à beira do rio, vale descer pelas pedras e entrar em cada piscina formada. Muito bom! Confira algumas das imagens do local e diga se não parece com uma lua imaginária...



Em breve mais informações sobre a Chapada dos Veadeiros.

Leia mais...

terça-feira, 21 de julho de 2009

Praia do Curral, a badalação em Ilhabela

Ilhabela tem praias e lugares para diversos gostos!
Um desses contrastes pode ser visto na Praia do Curral, que possui toda a infraestrutura para utilização pelos banhistas, no melhor estilo conforto. Estacionamentos na beira da praia custando entre R$5,00 e R$10,00 (na baixa temporada), diversas opções de bares e restaurantes pé-na-areia, hotel, serviços de barco e caiaque, bela paisagem e águas tranquilas formam o cenário para aqueles que gostam de praia com conforto.

A praia possui vários restaurantes, um colado no outro, que atendem seus clientes muito bem. Fornecem cadeiras e mesas de praia, ducha e banheiros. Andando pela areia da praia encontramos ambulantes vendendo queijo, artesanato, roupas de praia e óculos de sol. Além de toda essa comodidade, a praia possui uma formação interessante, com águas calmas e belas rochas para a prática de snorkeling.

Por conta das águas calmas e a boa estrutura para receber os turistas, a praia recebe diversas lanchas que chegam para passar o dia e aproveitar um pouco da badalação na areia.

Fica como uma sugestão para um passar um dia em Ilhabela, mesmo que em um dia nublado como o que fomos.



Para os que preferem um pouco mais de simplicidade, basta atravessar as rochas a pé mesmo que encontra a Praia do Veloso.



Leia mais...

quinta-feira, 16 de julho de 2009

Buenos Aires em imagens

Para aqueles que conferiram o roteiro básico para conhecer Buenos Aires em dois dias, podem agora acompanhar algumas belas imagens da cidade aqui nesse post. Assim aquecem a curiosidade e matam um pouco a ansiedade em conhecer esta cidade tão bela.

A idéia é apresentar um pouco desse pedacinho da Argentina em alguns retratos.

Com vocês, Buenos Aires!


Aproveitem as dicas de Buenos Aires em dois dias para montar seu próprio roteiro na capital da Argentina.

Leia mais...

terça-feira, 14 de julho de 2009

Tiradentes, uma viagem ao tempo dentro de Minas Gerais

Pegamos um desses feriados, entramos no carro e fomos para Tiradentes (MG). São 479Km até chegar na cidade, partindo de São Paulo em estradas relativamente tranquilas.

Chegando lá, nos deparamos com ruas pavimentadas com grandes pedras (as solteironas), que dão um clima e um visual muito especial à cidade. A impressão é de que estavámos em outra época, vivendo entre velhos casarões, igrejas imensas banhadas à ouro, charretes andando pelas ruas de pedra e praças aconchegantes para curtir a noite fria.

Tiradentes, com todo seu charme de cidade antiga, e com a baixa temperatura do inverno, tem um clima perfeito para os apaixonados. Passeios curtos pelas ruas da cidade sempre terminam em um restaurante ou café muito bom!

Na cidade damos destaque para a igreja Matriz de Santo Antonio, que dependendo da época, possui apresentações com iluminação especial e coral, as diversas capelas e a estação ferroviária. Outra boa pedida, é subir o morro para ver o por do sol nas montanhas.

Próximo à cidade, vale a pena conhecer o vilarejo do Bichinho (distrito de Vitoriano Veloso) cheio de artesanato local, muito bem feito. Um bom passeio para conhecer a arte do povo e alguns restaurantes da vila.



Outra opção de passeio nas redondezas é ir para São João del Rei! Vale a pena fazer o caminho de Maria Fumaça, e curtir o gosto balanço do trem enquanto se aproveita toda a beleza da região.

O trem parte de Tiradentes pela manhã e retorna à tarde, o que deixa um bom tempo disponível para passeios em São João del Rei.

Tiradentes é assim, simples e aconchegante... no mais, aproveitem os momentos por lá que são uma delícia.

Leia mais...

quarta-feira, 8 de julho de 2009

São Francisco, California!

Com a recente morte do grande astro pop, Michel Jackson, um dos Estados americanos ganhou destaque na mídia mundial: a California.

O Estado da California é o terceiro maior estado americano (em território, com 411 049km²) e o maior estado em termos populacionais, com aproximadamente 34 milhões de habitantes. Estes números nos dão uma idéia de quão diverso pode ser este Estado e, de fato, é!

Na California, você pode encontrar as famosas praias de surf do Pacífico, a capital do cinema americano (Hollywood), as altas montanhas, como a região da Serra Nevada, a popular cidade de Beverly Hills, morada dos astros americanos e, é claro, a razão deste post, a bela cidade de São Francisco!

São Francisco tem de tudo! Vale a pena andar nos conhecidos bondinhos que percorrem a cidade, subir e descer as ladeiras da cidade! Atenção, não cometam os erros que eu cometi: vá com o dinheiro trocadinho e não entre comendo no trem! ;)

Aos domingos, visite a feirinha que acontece na Market Street com a Embarcadero! É uma delícia andar pelas ruas repletas de barraquinhas de arte e de pessoas de todos os cantos do mundo!

Reserve um dia para para conhecer Alcatraz! A famosa ilha que já foi reduto militar, presídio, reduto de índios americanos, agora dá lugar a um bem cuidado parque nacional! Compre ingressos com antecedencia e não deixe de pegar o audio tour, que já está incluido no preço. Eles contam toda a história da ilha desde de quando ela era apenas um farol.



Visite a imponente Golden Gate Bridge! É uma construção belíssima, o verdadeiro cartão postal de São Franciso.
E, claro, não deixe de caminhar pelo Fisherman's Wharf, entrar nas lojinhas de souvenirs e, se possível, coma em algum dos restaurantes com os mais diferentes peixes e frutos do mar. Vale a pena esticar até o pier 39 e apreciar a boa vida dos leões marinhos que se aninham por lá!

Pensando em lugar para se hospedar, procure algums dos hoteis que ficam próximos da Union Square. Você estará muito bem localizado, proximo das principais lojas com fácil acesso aos principais pontos turísticos da cidade. Eu já fiquei em dois hoteis por ali, o Parc 55 e o Triton. Se você estiver procurando conforto e espaço, minha recomendação é Parc 55. Agora se a sua decisão for direcionada por preço, o Triton é sem dúvida a opção.

Leia mais...

segunda-feira, 6 de julho de 2009

Paraty: cultura, história e lindas paisagens!

Nesta última semana o lugar mais falado e procurado foi Paraty, litoral sul do Rio de Janeiro! O grande interesse era a FLIP, Festa Literária Internacional de Paraty, que acabou no último final de semana!

Este realmente é um evento como poucos, onde escritores do Brasil e do mundo se encontram e falam para pessoas de todos os tipos, de artistas a estudantes.
Mas Paraty vai além disso!

As praias da cidade são paradisíacas! Águas claras, ilhas e passeios de barcos fazem a festa dos turístas de todas as idades.
Na cidade, se respira história, nas ruas de paralelepípedo, nos enormes casarões, nas igrejas e demais construções da época do Brasil colonial.



Outra grande atração da cidade são os diversos pontos de mergulho! Mas como ainda não nos arriscamos por estes mares, vamos deixar este aspecto para um próximo post!

Leia mais...

domingo, 5 de julho de 2009

Letra das Marchinhas de São Luiz do Paraitinga

Para os que gostam do carnaval de São Luiz do Paraitinga, ou que se interessam em ir algum dia, nada melhor do que aproveitar o Carnaval e curtir as marchinhas da cidade.
Sempre ao lado do caminhão de som tem alguns panfletos que são distribuído para o público, mas nada como ter a sua própria cola e fazer a lição de casa para curtir melhor os blocos.



Estas são as marchinhas podem ser ouvidas no CD que o pessoal da cidade gravou. Vale a pena comprar um na cidade para relembrar dos bons momentos vividos por lá.

BLOCO JUCA TELES (1985)
BLOCO BICHO DE PÉ (2000)
BLOCO PÉ NA COVA (1993)
BLOCO CRUIS CREDO (1997)
BLOCO BICO DO CORVO (2001)
BLOCO CURUPIRA (2000)
BLOCO DO BALACOBACO (2002)
BLOCO DO LENÇOL II (1983)
BLOCO DO LENÇOL I (1982)
BLOCO MISTO QUENTE (1997)
BLOCO PIQUE DAS TRAIAS (1986)
BLOCO DO BARBOSA (1999)
BLOCO DA PIPOCA (1992)
BLOCO DA MARICOTA (1987)
NEGA MARICOTA (2003)
BLOCO ZONA DO AGRIÃO (1984)
BLOCO ESPANTA-VACA (1996)
BLOCO ZONA DO AGRIÃO (1982)

Leia mais em: Carnaval em São Luiz do Paraitinga

BLOCO JUCA TELES (1985) voltar
Música: Galvão Frade
Letra: Marco Rio Branco

Chegaram as cotias do sertão
trazendo notícias, confusão
lançando dardos
tanto quanto o carnaval
e que ninguém se lixe
e nem se...
nem nos leve a mal (ô ô ô ô ô)
e nem nos leve a mal
Tem que gritar (ô ô)
Tem que mostrar (ô ô)
Tem que cantar (ô ô)
Tem que cantar
Juca Teles
Amora em flor
Boca do povo
São palavras de amor


BLOCO BICHO DE PÉ (2000) voltar
Autor: Galvão Frade
Eu peguei no mato
não é carrapato
o que será que é?
Larga do meu pé
Larga do meu pé
Mas esse tal de bicho coça
coça e como coça, seu Zé
Não vem que não tem
não vem
Bicho de pé de Catuçaba
e a galera gostou
e a galera coçou, coçou, coçou
Bicho de pé de catuçaba


BLOCO PÉ NA COVA (1993) voltar
Autores: Afonso Pinto e Idalício J. Santos
Entre nesse bloco amigo
Vem pular junto comigo
Entre que o negócio é sério
É transa de cemitério
Entre nessa onda
Essa moda é nova
A moçada toda
Submete a prova
Feito alucinado
Com o pé na cova
Puxa, puxa, puxa
Que puxando estica
Essa gente boa veio do benfica


BLOCO CRUIS CREDO (1997) voltar
Autores: Galvão Frade e Thar
Cruis credo
sartei de banda
virou feitiço
nunca vi coisa igual
eu quase caí da cama
levei um susto
e gritei no carnaval
Ê ê ê ô
O Bloco do Cruis Credo chegou
Na madrugada
eu vou sair, vou por aí
vou me encantar
se eu travar na encruzilhada
na reza braba e no cruis credo
eu chego lá


BLOCO BICO DO CORVO (2001) voltar
Autor: Galvão Frade
Mas o que é que vão dizer lá em casa?
Que eu tô no bico do corvo
Que eu tô no bico do corvo
No bico da cegonha eu vim
dormino num sono profundo
no bico do corvo agora eu vou
direto pro outro mundo
até no além
carrego você comigo
até no além
carrego você comigo
Mas o que é que vão dizer lá em casa?


BLOCO CURUPIRA (2000) voltar
Autor: Galvão Frade
Estamos preocupados com a floresta
Estamos preocupados com todos animais
Por isso chegou a nossa hora
(tchan-tchan-tchan)
Quem é você
Que põe fogo no mato
E não pensa no amanhã ?
Quem é você
Que suja nosso rio
E não pensa no amanhã ?
(um, dois, três...)
Bloco Curupira


BLOCO DO BALACOBACO (2002) voltar
Autor: Marco Rio Branco
Ninguém é de ninguém
Mas todo mundo
É de todo mundo
No carnaval eh
Do Balacobaco
Baco
Baco
Baco
Baco
Baco
Baco
Baco
Baco
Baco
Baco
Do Balaco baco


BLOCO DO LENÇOL II (1983) voltar
Autores: Galvão Frade e Timbel
Olha só pessoal quem chegou
é o bloco do lençol
sem Colombina e Pierrot
Nesse bloco não precisa fantasia
apenas um lençol
ele antecede a nossa folia
que é o carnaval Ô Ô


BLOCO DO LENÇOL I (1982) voltar
Autor: Edú da Joca
No bloco do lençol
você fica na sua
é só tirar da cama
se amarrar e vir pra rua
Êh, não leve a mal
Ele antecede o nosso puro carnaval


BLOCO MISTO QUENTE (1997) voltar
Autores: Galera do Misto Quente
Do jeito que os blocos vão
não sei onde vou pular
mas agora, daqui pra frente
eu vou sair no Misto Quente
Misto, Misto, Misto Quente
Misto, Misto, Misto Quente
Esse bloco é da galera
Esse bloco é diferente


BLOCO PIQUE DAS TRAIAS (1986) voltar
Autor: Galvão Frade
Agora a renca toda resolveu transar
a sua fantasia indicando a cor
na verdade um grande dia vai chegar
eu vou cantar
seja onde for...
Pique das traias
Dá na louca ensaia
No domingo e terça-feira
Sai a todo vapor


BLOCO DO BARBOSA (1999) voltar
Autores: Galvão Frade, Marco Aurélio, Thar, Cris, Gustavo, Hatélia, Jacaré, et sesc e tal...
Ô Ô Barbosa
Essa curva é perigosa
Siga em frente nessa linha
Que eu vou contar pra Tia Rosa
Ô Ô Barbosa
Ai que dor no coração
Ô Ô Barbosa
Mete o pé nesse bondão
(uan tchu tri fór)


BLOCO DA PIPOCA (1992) voltar
Autores: Thar e Gustavo Magalhães
Quero ver você
Pu-pu-pu-pu-pu-pu Pular
Quero ver você
Pu-pu-pu-pu-pu-pu Pular
Feito pipoca que não pára piruá
Quero ver também
Botar o sal prá temperar
E rodar, e rodar...
Não parar mais de pular


BLOCO DA MARICOTA (1987) voltar
Autor: Galvão Frade
Pr'essa lagoa eu vou correndo pra pescar
Pr'essa lagoa eu vou correndo pra pescar
Vou dar um banho na minhoca
Eu não sei que peixe dá
Embodocou a minha vara, Maricota
Veja que tamanho tá


NEGA MARICOTA (2003) voltar
Autor: Galvão Frade
Domingo vai ser show de bola
e o carnaval tá aí (iê-iê)
no rastro eu vou na Maricota
e quem não quer sair?
Nega, não deixo a peteca cair
Nega, não vou deixá-la cair
Foi pra lá
Encontrar outra estrela
Foi pra lá
Nova estrela a brilhar
Foi pra lá
Encontrar outra estrela
Foi que foi, minha Nega
Nova estrela a brilhar


BLOCO ZONA DO AGRIÃO (1984) voltar
Autor: Galvão Frade
Menina, não fique aflita
Borde a sua chita
E vem pra rua dançar
E brilha o Bloco Zona do Agrião
Coisa linda que vai ser
Vai ser...
A sua fantasia original
Florisbela Tropical
Vai ter...
(Zona do Agrião)


BLOCO ESPANTA-VACA (1996) voltar
Autores: Galvão Frade, Paulinho Baron e Amarildo Ribeiro
éhhh!
Mama na vaca você quer
Quem que não quer?
Éhhh! Éhhh! Éhhh!
Mamar no boi voc&e não quer?
Quem é que quer?
Deixa de moleza
Engravata o nó
Vem a jardineira espanta-vaca
Eu não to só (iô iô iô iô)
(Zona do Agrião)


Bloco Zona do Agrião (1982) voltar
Autor: Galvão Frade
"Caboco-lixo" da cidade
Trapera do meu coração
Na rua ele é pura novidade
Levanta a poeira
Com o pé no chão
Com retalhos de cetim
Em cada esquina
Em cada beco
Ladeira ou não
É supresa
Que beleza!
Natureza
Natureza
Fantasia brilha assim
de trapo em trapo
Bloco Zona do Agrião


Quer saber mais sobre o Carnaval de São Luiz do Paraitinga? Veja outros posts aqui.

Leia mais...

sexta-feira, 3 de julho de 2009

Canadá, um país multicultural


Há alguns anos estive no Canadá, para estudar, por seis meses. Confesso que me surpreendi com um país fantástico.
Eu era destas que, como muitos, considerava o Canadá o quintal dos EUA, em todos os sentidos. Pois é, meus amigos, estava muito errada. Que país supreendente!!

Primeiro, me supreendi com a quantidade de pessoas dos mais diversos países. Nunca havia visto tantas raças, culturas e religiões vivendo juntas em harmonia. Andar pelas cidades canadenses é comprovar que árabes, israelitas, asiáticos, europeus, africanos e latinoamericanos podem conviver, e muito bem, em paz e com respeito.

Depois, pude ver uma sociedade extremamente organizada, onde o respeito ao ser humano é de fato colocado em prática. Só para citar dois exemplos banais:

  • Os ônibus lá tem horário marcado para chegar e partir. Horários como 11:23! E pasmem, eles chegam e saem no horário!
  • Você paga para pegar o trem, recebe um bilhete, mas ninguém checa o seu bilhete! Você poderia, de fato, simplesmente entrar sem pagar, mas ninguém faz isso! ( a excessão de alguns estrangeiros espertinhos :( )


Finalmente, conheci paisagens maravilhosas. Das fantásticas quedas de Niagara Falls (que não chegam aos pés das Cataratas do Iguaçu, deixemos bem claro!), a encantadora e europeia Quebec! Da cosmopolita Toronto, com sues arranhaceis, a quase britânica Ottawa. Sem contar a diversão de brincar nas montanhas de neve, esquiar, patinar nos rios de gelo congelado....



Ah, e para aqueles que estão querendo aprender de vez o idioma inglês, o Canadá ainda tem dois grandes atrativos: (1) o dolar canadense é bem mais acessível que o dolar americano, australiano ou que as inflacionadas libras britânicas; (2) o inglês canadense é um dos mais faceis de entender e praticar!

Canadá, I recommend!

Leia mais...

Assinar: Postagens (Atom)