Há alguns anos estive no Canadá, para estudar, por seis meses. Confesso que me surpreendi com um país fantástico.
Eu era destas que, como muitos, considerava o Canadá o quintal dos EUA, em todos os sentidos. Pois é, meus amigos, estava muito errada. Que país supreendente!!
Primeiro, me supreendi com a quantidade de pessoas dos mais diversos países. Nunca havia visto tantas raças, culturas e religiões vivendo juntas em harmonia. Andar pelas cidades canadenses é comprovar que árabes, israelitas, asiáticos, europeus, africanos e latinoamericanos podem conviver, e muito bem, em paz e com respeito.
Depois, pude ver uma sociedade extremamente organizada, onde o respeito ao ser humano é de fato colocado em prática. Só para citar dois exemplos banais:
- Os ônibus lá tem horário marcado para chegar e partir. Horários como 11:23! E pasmem, eles chegam e saem no horário!
- Você paga para pegar o trem, recebe um bilhete, mas ninguém checa o seu bilhete! Você poderia, de fato, simplesmente entrar sem pagar, mas ninguém faz isso! ( a excessão de alguns estrangeiros espertinhos :( )
Finalmente, conheci paisagens maravilhosas. Das fantásticas quedas de Niagara Falls (que não chegam aos pés das Cataratas do Iguaçu, deixemos bem claro!), a encantadora e europeia Quebec! Da cosmopolita Toronto, com sues arranhaceis, a quase britânica Ottawa. Sem contar a diversão de brincar nas montanhas de neve, esquiar, patinar nos rios de gelo congelado....
Ah, e para aqueles que estão querendo aprender de vez o idioma inglês, o Canadá ainda tem dois grandes atrativos: (1) o dolar canadense é bem mais acessível que o dolar americano, australiano ou que as inflacionadas libras britânicas; (2) o inglês canadense é um dos mais faceis de entender e praticar!
Canadá, I recommend!
Nenhum comentário:
Postar um comentário