Este é sem dúvida um lugar que não se pode perder, pela sua presença na história moderna do Brasil. A cidade é muito bonita e as construções de Niemeyer são realmente fabulosas.
Em uma viagem que fizemos para a Chapada dos Veadeiros, aproveitamos para ficar uma noite em Brasília e conhecer a famosa capital, que apesar de estar no centro do país, muita gente não conhece, pela dificuldade de chegar até lá.
Mas já que estávamos na região central do país, aproveitamos para conhecer o básico de Brasília e podemos dizer que valeu a pena!
Como ficamos apenas uma noite na cidade, aproveitamos para conhecer um dos botecos da cidade, o Bar Brasília. Uma boa opção, com chope gostoso e ótimos petiscos, que podem ser saboreados próximo às ruas e praças bem arborizadas.
Caindo a noite, fomos de taxi até um hotel simples que encontramos na ala dos hotéis (bom de cidade planejada é que existem zonas bem definidas dentro do plano piloto, como a zona hoteleira).
Pela nossa curta estadia, acabamos nos propondo a fazer o básico e conhecer a cidade em apenas um dia. Como já tínhamos andado de taxi pelas asas, na noite anterior, acordamos cedinho e fomos andar pelo eixo monumental. No eixo estão algumas das mais famosas construções da cidade. Fomos até a Torre de TV (que aos domingos abre as 8:00), onde existe um mirante para observação de todo o plano base da cidade. Do alto de seus 75 metros pudemos ver todo o plano piloto (eixo e asas).
Descendo do mirante, caminhamos até a praça dos três poderes, apreciando o transito "certinho" da cidade e parando nas famosas construções, como a Catedral Metropolitana de Brasília, a Esplanada dos Ministérios, o Palácio do Itamaraty, o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto, o Superior Tribunal Federal e os diversos monumentos da praça dos três poderes. Realmente algo incrível de ver!
A melhor parte da visita foi esbarras em alguns moradores que vivem lá desde o início da construção de Brasília. Tivemos o prazer de ouvir boas e engraçadas histórias de um senhor que, agora é segurança do congresso, mas que está em Brasília desde o seu início. Como ele mesmo disse, "conheci isso tudo como um grande canteiro, vi estrangeiros boquiabertos com a beleza e hoje vejo boa parte abandonada, o que é uma pena".
Finalmente, uma dica importante: aproveite para visitar o Congresso Nacional, e fazer o tour no interior do congresso. Mas apesar do calor que faz na cidade, vá com uma calça! Eu fui barrado na porta por estar de bermuda!
E fica aqui nossa sugestão de final de semana no Distrito Federal! E se estiver com um tempinho sobrando, vale a pena conhecer melhor o restante da cidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário