Floripa já foi destino de viagem diversas vezes, seja para passar o verão com amigos, para visitar amigos que moraram por lá, com parentes e também para comemorar a virada de ano! Sempre ficamos no sul da ilha, na praia do Campeche. Uma praia tranquila e não muito distante do centro. Mas lembre que a ilha é grande, acabamos andando muito entre as praias...
Na praia do Campeche, conhecemos duas opções para hospedagem. Uma é o Camping dos Açores e a outra é uma Pousada (tel. 48-3237408). O camping é muito bem estruturado, diversos banheiros, piscina, campo de futebol, cozinha coletiva, áreas para churrasco e um gramado muito bom para armar as barracas (só reserve com bastante antescedencia, o lugar é bem procurado). Já a pousada oferece o necessário para dormir, quartos com banheiro e cozinha.
Para comer, não deixe de provar uma sequência de camarão, que é a grosso modo um rodízio programado de camarão :-). Agora se quer comer camarão, mas comer muito, mas muito mesmo!!! não deixe de conhecer o Restaurante Bocas! Existem duas lojas, uma no continente e outra na ilha mesmo, na praia dos Ingleses. Procuramos em todas as viagens por um camarão melhor e até hoje não encontramos. É muito bom o camarão, além de ser cobrado um preço justo por uma porção beeeem generosa.
Praias, tem para todo gosto, mas algumas que deveriam ser visitadas: Costão do Santinho, com seu parque arqueológico; Praia Mole; Joaquinas, com suas dunas para prática de sandboard; Jurerê Internacional, com suas belas mansões; Pantano do Sul, com sua simplicidade; Praia do Forte, com suas construções antigas; e a Lagoa da Conceição, com seus caiaques para passeio. Existem dois passeios de barco bem interessantes na ilha. Um deles é um passeio noturno, que com as iluminações de fim de ano, ganha um charme especial. Outra opção é um passeio pelos fortes que protegiam a ilha antigamente, uma boa opção para ver construções antigas e escutar um pouco de história.
A vida noturna agrada a todos os gostos. Tem das baladas mais caras e famosas, barzinhos de rock e botecos. O centrinho da Lagoa é onde o ficam a maioria dos bares e baladas. Gosto de dar uma voltinha por lá a noite. Para a festa de fim de ano, uma volta pela região da lagoa vai lhe dar várias opções para passar a virada. Seja na beira da praia ou nas festas super badaladas.
Floripa é realmente muito bela, mas sendo uma ilha, no fim de ano fica lotada e o trânsito se torna o grande vilão. Uma dica é fugir um pouco dos horários óbvios, ir para a praia mais cedo e sair mais cedo é uma boa opção. Outra é alugar uma moto por lá ;-) (para quem já não foi com a sua). No mais é curtir o lugar! Boa viagem!
Confiram outras opções para passar sua virada de ano!